Trajetória profissional década de 30. Séc. XX

·       1934:
-Junho - Participa da 9ª Reunião da Assembléia Batista, de 19 a 26 de junho de 1934. Fala nas noites dos dias 20, 22 e 24, com os respectivos discursos: “Os Batistas na Amazônia”, “Dificuldades na Evangelização da Amazônia” e “Os Batistas no Pará”. (JB, 7/06/1934)
-Agosto – J. Daniel assume o Pastorado da Igreja de Villa Isabel, no dia 23, “todo o bairro está sendo despertado por uma série de conferências, (...) e a alegria transborda dos corações dos crentes.” (Emília Gama, Belém, 1/11/1934. JB, 6/12/1934, p.12)
-Setembro - Colégio Batista Paraense – além dos já citados, se juntam ao quadro de professores: José Bandeira (de desenho), Raymundo Nobre (de inglês)[1] e Flodoardo de S. Barriga (de francês).
-Novembro – acontece a Convenção Batista Paraense nos dias 14 a 16 deste mês, na Igreja de Alenquer, Baixo Amazonas.

·       1935;
 Participa de uma Comissão especial, sugerida na Convenção de 1935, para entender-se com o Secretário Executivo da Junta de Richmond, Dr. Charles E. Maddry, e estudar novas bases para o trabalho no Brasil, por causa dos Movimentos Radicais que aconteceram na década anterior. Esta Comissão teve como base os acordos de 1925, e foi composta por 15 brasileiros, e João Daniel do Nascimento foi um dos participantes. Este grupo apresentou seu relatório na Convenção de 1936, no Recife.

·       1936:
Notícias da 1ª Igreja Batista, Belém, “Estado do Pará” por Adelina Ayres, “Ultimamente o trabalho do Mestre, tem tomado mais incremento, notando-se nas reuniões da noite, não só número maior de pessoas, como também verdadeira espiritualidade. O Dia das Mães foi bem comemorado (...) e o sublime sermão proferido pelo pastor J. Daniel, em tudo se fez sentir a sublimidade de ser mãe.” E destaca que no dia 24 corrente, a igreja recebeu 9 membros por meio do batismo: Samuel Julião da Silva, Normanda J. da Silva, Ananias J. Silva, Davi Gomes da Silva, José Mansano Garcia, João Cyrne e Candida Almeida. E mais 5 membros da Igreja de Villa Isabel. (JB, 18/06/1936)
-Convenção dos Batistas do Brasil, I. Batista de Capunga de 21 a 25 de junho, Recife - Esta Convenção marcou a história do trabalho batista no Brasil porque, finalmente, houve um acordo com a Junta de Richmond para que os próprios brasileiros traçassem seus projetos para a evangelização e preparassem obreiros a nível nacional, tanto para os centros urbanos quanto para o interior, e os dois Seminários. O relatório da Comissão especial, sugerida na Convenção de 1935, foi votado e foram criadas novas Juntas que ficaram com os seguintes nomes: Junta de Missões Nacionais, Junta de Missões Estrangeiras, Junta de Beneficência, Junta do Colégio D. Anna Bagby, Junta do Colégio Batista do Rio, Junta do Seminário do Rio, Junta do Colégio do Recife, Junta da Faculdade Teológica Batista do Norte. Onde, respectivamente, o Pastor João Daniel fez parte destas duas últimas.
- Setembro e Novembro – no dia 2 de setembro, o Pastor J. Daniel realizou no cemitério de Santa Isabel um magnífico culto público falando sobre o tópico: “Podem os mortos ressuscitar?” E aconteceu nos dias 14 a 16 de novembro a Convenção Batista Paraense, na I. Pedreira. Correspondente Adelina Ayres (JB, 10/12/1936)

·       1937:
Maio – Relatório da 1ª Igreja B. Belém, destaque para o aniversário da igreja onde o Coro “Harpa de David” entoou belos hinos. O resumo durante o ano de 1936 foi: Batismos 35, na Congregação de Xingu 16. Recebidos por demissoria 8. Reconciliados 3, Total final: 201. Demitidos por morte 5, por carta 4, por disciplina 4. Portanto, o total do ano que findou foi 188 membros. (JB, 6/05/1937, p. 13).
- No dia 3, foi promovido um culto ao ar livre, numa das principais praças de Belém; foram distribuídos 400 evangelhos e os três oradores naquele culto foram: Augusto Ferreira (diácono), Dr. Teixeira Gueiros e pastor da igreja João Daniel. (Correspondente Adelina Ayres. JB, 20/05/1937, p.15)


·       1938:
-Fevereiro – As notícias sobre a 1ª I. Belém atualmente com 217 membros, teve durante o ano que passou uma frequência de 9.724 pessoas, com uma média de 187 por domingo na Escola Dominical. Além do trabalho na Cadeia Pública, ela acaba de abrir em bairros da cidade mais duas Escolas Dominicais que funcionam pela manhã com ótimos resultados. (Correspondente: Adelina Ayres, 22/02/1938. JB, 10/03/1938)
-Novembro – Adelina Ayres destaca que a 1ª I. Belém continua com as Escolas Dominicais na Cadeia Pública, Guarajá, Rua dos Pariquis e Marco da Légua. E o Colégio Batista Paraense encerrou suas aulas e atingiu o número de 90 alunos e 9 receberam os certificados primários. O Pastor João Daniel dirigiu no dia 2 uma reunião no Cemitério de Santa Izabel, no qual tomaram parte os Pastores José Duarte, da Igreja Presbiteriana e Manoel Pereira, da Igreja Batista de Santa Izabel. E a U.M.B acaba de concluir um estudo no Manual da U.M.B professorado pelo nosso pastor J. Daniel. (Carta escrita em 25/11/1938. JB, 29/12/1938).

·       1939:
-Janeiro – Está convidado para participar do Programa da 25ª Reunião da Convenção Batista Brasileira, nos dias 24 a 27 de janeiro, na cidade de S. Paulo, no primeiro dia da abertura da Convenção. ( JB, 8/12/1938, p.3).
-Fevereiro – J. Daniel está arrolado, como participante, na Junta de Missões Nacionais e na Junta do Colégio Americano Batista de Recife. (JB, 9/02/1939).
-Março – Visitas do Pastor J. Daniel e pregação na I. Batista de Marechal Hermes, Distrito Federal. (JB, 9/03/1939, p.15 e JB, 23/03/1939, p.15)
-Abril – Foi notificado que o Pastor João Daniel foi empossado como pastor da Igreja Batista de Marechal Hermes, e o mesmo também irá pastorear a igreja de Anchieta, da qual o irmão Capitulino pastoreava que por sua vez, irá pastorear a Igreja Batista de Rosário, no Maranhão. (JB, 6/04/1939).
-Dezembro – Segundo o Correspondente Julio Jacob, da I. B. de Marechal Hermes (Distrito Federal): “Todas as organizações estão entusiasmadas nos trabalhos; esforços e mais esforços têm-se feito para liquidarmos a dívida da igreja. Damos muitas graças a Deus pelo espírito de trabalho do nosso dedicado pastor. (...) A Escola Dominical está de parabéns com os planos sugeridos pelo nosso pastor (...) graças a Deus que o fogo já não está mais queimando palha, mas, cerne de ipê.Tudo está melhorando.” (JB, 14/12/1939).





[1] Falece no dia 18/12/1946, João Daniel escreveu que ele era evangelista da 1ªI.B. de Belém em 1910, e depois em Castanhal. Foi convidado para pastorear a 2ª I. B. de S. Luiz do Maranhão. Deixando o pastorado se tornou professor de inglês no ginásio do Estado. Retornando a Belém, vai trabalhar no Colégio Batista Paraense. Nos últimos tempos, volta a ser pastor de Castanhal. “Daqui do Rio senti sincera e profundamente a partida do velho camarada.” (J. Daniel. JB, 2/01/1947)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão do Pastor João Daniel sobre Oração.Culto de Vigília 1951/1952

Fotos da década de 20. Séc. XX

A importância do Pastor João Daniel do Nascimento