Sermão do Pastor João Daniel sobre Oração.Culto de Vigília 1951/1952

Este Sermão foi realizado no Culto de Vigília de 1951 para 1952 

na Igreja Batista de Belford Roxo. Autor:  Pastor João Daniel


ORAÇÃO - Senhor ensina-nos a orar


Parte I


  • Que é orar?


1- É entrar em comunicação com Deus.

2- É dar a Deus permissão para Ele nos ajudar.

3- É fazer um grande Deus entrar num coração pequeno.

4- É armar-se no Arsenal de Deus contra o inferno.

5- É um convite a Deus.

6- É dar pressão à vida, de modo que ela se ponha em movimento - produzindo.

7- Orar não é rezar. Rezar é recitar o que o outro escreveu.

8- Orar é conversar com Deus sobre nossa situação atual.


Parte II


  • Como orar


1- Não como os hipócritas - ostensivamente.

2- Sem nunca desfalecer.

3- Crendo - não duvidando.

4- Orar para Deus - não para ser visto pelos homens.

5- Definindo o que desejamos - 3 pães - “Minha filha” - “Senhor que eu veja”. 

6- Orar dando lugar à vontade de Deus.

7- Orar com espírito de perdão - Depois volta apresentar a tua oferta. (Mat. 23:24). 

Amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que 

vos maltratam. 5:43-45.


Parte III


  • A oração é coisa do nosso tempo? Não!


1- Abraão orou por Sodoma e Gomorra e de lá salvou-se o único justo - Ló.

2- Agar orou e viu o poço d’água. Gen 20:17.

3- Isaque orou e Deus fez a sua esposa estéril ter dois filhos, um dos quais

 foi ascendente do Messias.

4- Jacó orou e a fúria de Esaú se desfez em um abraço e um beijo fraternais.

5- José orou e foi promovido a governador do Egito.

6- Moisés orou e as águas de Mara tornaram-se potáveis. Orou depois e a 

nuvem do Senhor desceu sobre o arraial. Orou ainda e Deus suspendeu a 

sentença de morte sobre o povo.

7-  Josué orou e os muros de Jericó ruíram por terra.

8- Sansão orou e veio abaixo o templo de Dagon.

9 - Davi abateu Golias depois de orar.

10- Orou mais tarde e Deus desfez o conselho de Aquitofel. 

11- Asa feriu os etíopes.

12- Equias viu cair diante de si o poderio de Senaqueribe. 

13- Deus prolongou-lhe a vida por mais 15 anos.

14- Elias fez cair fogo do céu, fez reviver o filho morto da mulher Sulamita.

15- Com a capa de Elias, Eliseu separou as águas do Jordão - tudo pela oração.

16- Foi com a oração que Jonas teve ânimo no cumprimento da sua missão.

17- Se Jesus não tivesse orado por Pedro, Satanás o teria cirandado como trigo.

18- Foi orando que Bartimeu - o cego obteve a cura.

19- E as cadeias saltaram dos pulsos de Paulo e Silas.

20- Moveu-se o lugar onde estava a Igreja orando por Pedro.

21- Estevão viu o céu aberto e o Senhor Jesus.

22- Cornélio recebeu a visita de um anjo.

23- Paulo e Silas oravam quando o cárcere foi aberto.

24- E as cadeias quebraram-se dos pulsos de Pedro, por causa das orações 

da Igreja por ele. 

25- Uma igreja que não ora vive sempre regelada, no seu indiferentismo. 


Parte IV


  • Exemplos de orações respondidas nos nossos dias


1- O barco a vela no mar alto e o oficial ateu.

2- A pobre mulher e filhos puseram a mesa e esperou pelo pão. O padeiro entrou 

acossado pelo temporal.

3- O casal é visitado por uma paca.

4- O pastor recebe 100 cruzeiros das mãos de um desconhecido.


Parte V


  • O Mandamento Divino sobre a oração - Pedi - 

    Mat. 7:7 - “Pedi e dar-se-vos-á”.


1- Comecemos hoje a pedir:

a) Deus não se contraria porque pedimos.

b) Não sabemos orar? Comecemos mesmo sem saber que Deus 

nos aperfeiçoará.


2- Continuemos orando. “Orai sem cessar”. I Tess 5:17.

a) O músico descuidado nunca será bom músico, nem o médico, 

nem o advogado.

b) A persistência nos faz acostumar com o contacto com Deus. 


3- Sobre todas as coisas:

a) De nada estejais solícitos. Fil. 4:6.

b) Se orarmos em todas as coisas teremos paz em todas as coisas.

c) Peçamos a Deus por tudo e...pronto!


4- É orando sempre que conheceremos a Deus:

a)“Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus.” - II Cro. 33:13.

b)"Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós”. Jos. 3:10.


5- Oremos e o nosso gozo será cumprido:

a)Há muitas qualidades de gozo:

1- O gozo da salvação.

2- O gozo da nossa entrega a Deus em tudo que somos.

3- Há gozo da certeza de que alguma coisa estamos fazendo 

para a Causa de Deus.

4- Há o gozo de sabermos que Deus está sempre perto e nos ouve. 


6- Oremos porque há coisas que Deus só concede quando oramos:

a)”Se pedirdes eu o farei”.

b)às vezes alguma coisa vai nos acontecer e acontecerá de certo 

se não pedirmos a Deus.

1- O caso da morte de Ezequias.

2- O caso do maquinista que sentiu vontade de orar.

c)Sansão estava cansado de lutar, tendo aniquilado mil filisteus e 

pediu água e Deus fez abrir-se um poço diante dele. Juízes 15:18,19.

"En-Hacoré" - o poço do que clamou.

d)Não temos o que desejamos porque não pedimos. Tiago 4:12. 

“Se pedirdes eu o farei”- Jesus.


Parte VI


  • Comecemos hoje a viver uma vida de oração…


1- Oremos e Ele moverá os corações endurecidos.

2- Oremos e Ele suprirá todas as nossas necessidades.

3- Oremos e Ele desembaraçará as malhas da nossa vida. 

4- Oremos e Ele transformará nossa vida de fracassos em 

vida abundante e progressista.

5- Oremos e Ele operará mudanças inesperadas em nossa vida 

e na vida da nação e do mundo. 

6- Oremos e Ele mudará as trevas em luz.

  • O caminho errado num caminho vivo e novo.

  • Da escravidão fará vir a liberdade.

  • Do precipício nos mostrará as planícies férteis e a terra 

    que mana leite e mel.

  • As  muralhas intransponíveis da vida Ele transformará em simples

    teias de aranha.

  • A vossa incredulidade numa clarividência em que podereis ver

    carros de fogo ao vosso derredor.

  • Vossos problemas domésticos Ele fará tornar em lares 

    de alegria vitalizante.

  • Vossas aspirações incertas e impossíveis Ele fará chegar 

    ao vosso alcance.

  • Vossa incerteza da vida eterna Ele fará transformar-se naquela certeza

    de Abraão e Jacó...E Ele salvou a minha alma. 

  • Sim, porque todo aquele que pede recebe!


 

Comentários

  1. MARAVILHA. MINHA AMIGA GEDÁLIA TINHA A SABEDORIA DESTE SERVO FIEL, SEU PAI. ME ORGULHO DE TER CONVIVIDO COM ELA POR TANTOS ANOS.
    DEIXOU TRÊS FRUTOS MUITO AMADOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos da década de 20. Séc. XX

A importância do Pastor João Daniel do Nascimento