Quem foi o Pastor João Daniel ?
João Daniel do Nascimento
nasceu em 6/05/1898, final do séc.XIX, seus pais: Manoel Vicente do Nascimento
e Maria Pia do Nascimento. Nasceu em São José de Mipibu, Rio Grande do Norte. Seus
irmãos foram Manoel Vicente do Nascimento e suas irmãs Joana, Joaquina e Maria
das Dores.
Quando pequeno foi para
Belém, do Pará, para aprender o ofício de sapateiro junto a seu irmão Manoel
Vicente e sua esposa Abigail que já residiam lá. Frequentando a
Primeira Igreja Batista de Belém, se batizou em 5 de outubro de 1912, e seu Pastor
percebendo que ele tinha talento para o ministério pastoral, o enviou para
Recife para completar o curso científico e fazer o Seminário, quando tinha
aproximadamente 17 anos, ajudado pelo irmãos desta igreja.
Concluiu o seu curso em
1921, no Seminário Batista do Norte do Brasil (Recife), foi colega de turma de
Djalma Cunha, Dicomedes de Araújo Góis e José Lins de Albuquerque, entre
outros. Cursou também grego e
hebraico no Seminário Batista do Sul do Brasil (Rio de Janeiro) por volta de
1940, e fez curso de inglês no Instituto Brasil-Estados Unidos, chegando a
falar fluentemente e sendo, futuramente,
professor particular. Entre 1928 e 1930, o Pastor
João Daniel, esposa e filhas já estão em Belém do Pará, ele pastoreando a Primeira Igreja Batista do
Pará. (Em 1928 nasce a filha Rubenita, e depois em 1930, Gedalia).
Continuando com as memórias
do Pastor João Daniel, após conselho médico que verificou que tanto Rosália,
que tinha um tipo de alergia, e que por isso precisava ir para um lugar de
clima mais quente, quanto à saúde de J. Daniel que já apresentava problemas, a
família vem para o Rio de Janeiro em 1939. Aqui no Rio de Janeiro, nasce o
carioca da família, Emílio, em 1940.
Entre as igrejas que o
Pastor João Daniel pastoreou se encontram a Primeira Igreja Batista de Marechal
Hermes e I. B. de Anchieta, a Igreja 15 de Novembro (que também fundou), a
Igreja Batista de Coelho da Rocha (que também fundou) e a Primeira Igreja
Batista de Belford Roxo, quando veio a falecer em 1952. [1]
Ele sempre exerceu a função
de pastor e professor[2],
porque isso era uma metodologia comum dos missionários batistas, unirem
educação e evangelização. Nas reuniões das Convenções Batistas era combativo e
sabia sustentar suas opiniões, mesmo que em minoria. Quando Emílio tinha uns 11
anos, foi a uma dessas convenções com seu pai em Campos (Convenção Batista
Fluminense) e os pastores olhando o menino diziam: “O Daniel trouxe o filho dele
para ensinar a brigar”. Este era o espírito de João Daniel, pastor que lutava
pelos batistas brasileiros, e aquele que participou do Movimento Radical,
[1]
Após cirurgia craniana
para a retirada de um tumor, sem sucesso porque o Rx não foi suficiente para
dimensionar o seu tamanho.
[2]
Segundo Eunice, amiga da família, ele dizia sempre “Ler é a chave que destranca
as portas do conhecimento”, sendo o maior incentivador da leitura que já
conheci. De tudo o que se lia, ele exigia não apenas a compreensão, como também
a interpretação correta do conteúdo lido.


Eu sou filha de Cícero Daniel do Nascimento.Fui Batisada na Igreja xll de novembro.Meu pastor era Elias Vernek. Nasci em 1948. Vim morar em guadalupe com 8 meses de nascida. Essa foto parece muito com o irmão de meu pai.Quem sabe já era a raiz do Evangelho plantado em nossa família ( minha) Glórias a Deus se os irmãos forem meus parentes.Shalom Adonai.!!
ResponderExcluir