Trajetória Profissional década de 20. Séc. XX
1923 - S. Luiz, do Maranhão – Dirige por uma semana, uma série de
conferências evangelísticas nesta igreja. Também, é convidado pelo presbítero
Sr. Manoel C. de Andrade, e prega na quinta-feira na Igreja Presbiteriana
local. Segundo relato de Francisco Rocha, secretário da Igreja Batista (JB,
13/12/1923, p.7).
·
1924:
-Segunda Igreja Batista do Maranhão – Convida
o pastor J. Daniel para ir passar as suas férias de fim de ano concedida pelo
Seminário Batista Brasileiro, onde irão ser batizados os novos convertidos do
interior do Estado e Capital. Segundo a secretária Honorina Motta, a igreja
está grata porque foi atendida e aguarda a sua chegada. (JB, 9/10/1924, n.41,
p.10-11).
-Igreja Batista da Torre, Pernambuco – Sociedade
Feminina promove uma série de conferências evangelísticas onde participam os
irmãos: Pastor Vidal de Freitas, prof. J. Gueiros, Pastor J. Daniel e Dr.
Adrião O. Bernardo, e acontece a posse da nova diretoria. Escrito pela
Secretária correspondente, Esmeralda Vieira. (JB, 13/11/1924, n.46, p.11)
·
1925:
- Igreja Evangélica Batista em João
Pessoa (foi organizada em 1923 com o nome de Primeira Igreja Batista Brasileira
da Paraíba do Norte) – O Pastor João Daniel pastoreia esta
Igreja no período de 1925 a 1927.
-Uma viagem ao Norte – convite
da 2ª Igreja do Maranhão tomei passagem a bordo do “Itassucê” a 14 de dez. e a
18 estava abraçando os dedicados obreiros. Às 24h toma o iate “Salvador” e
chega a Vista Alegre (interior) de manhã do dia 20, para pregar o poder de Deus
para um bom grupo. Dia 21, às 11h, pega o barco “Flor do Oriente” e às 18h
chega a Gatinho descansando. Às 2h da madrugada vai para Sta Clara, e chega às
12h, na casa do irmão José, e passa ali 3 dias de “verdadeiro júbilo "espiritual”. É realizada a Conferência entre os dias 22 e 25, e na parte da
tarde do dia 25, 8 almas foram batizadas e 300 pessoas ouviram sobre Jesus o
adorável Mestre. "As Jóias de Cristo também estiveram presentes e na manhã do
dia 26, despedimo-nos dos obreiros que cantavam hinos e acenavam com seus
lenços. Já na 2ª Igreja, ficamos até domingo e batizamos 3 candidatos e no dia
5 regressamos a Pernambuco."
- Associação Baptista Brasileira – faz parte deste grupo que se
coloca em divergência a Convenção Batista e que decidem não cooperar mais com
ela, criam esta associação com mais ou menos 128 mensageiros, representantes de
50 igrejas, sendo seu primeiro secretário o Pastor João Daniel. (Jornal
Batista, Quinta-feira, 16 de julho de 1925, p.3)
·
1927:
- Assume o pastorado na 1ª Igreja Batista de
Belém (no Pará) - em 9 de junho, Nehemias Castro fala da chegada do Pastor
João Daniel no paquete “Itaimbé”, que assumirá o pastorado da 1ª Igreja Batista
de Belém, e o Dr. Tertuliano Cerqueira que o apresenta aos crentes como seu
substituto no campo denominacional paraense. (JB, 14/07/1927, p.13). E
pastoreira até 1939.
-
Além de pastorear a Primeira Igreja B. de Belém, ele atendia como também
interagia com outras comunidades e igrejas no interior do Pará, como por
exemplo, (citações de exemplares do Jornal Batista): Duas Séries de Conferência
na Villa de Castanhal em 24/08/1927 (JB, 13/10/1927, p.16) e Visita à Igreja de
Inhangapy (1/11/1927). São suas as palavras (JB,27/10/1927, p. 12): “
Continuamos a orar, pedindo que o Senhor nos envie um idôneo obreiro para nos
ajudar. Existem muitos pontos estratégicos, tanto na estrada de ferro como em
diversas ilhas, vizinhas da capital.”
- Segunda Convenção dos Batistas na Amazônia-
19 a 21 de Novembro de 1927 que se realizou na I.B. de Itacoatiára.
Objetivo: estudar como melhorar a evangelização no campo Amazônico. “Houve 11
igrejas representadas dos Estados do Pará e Amazonas com 30 membros. O Pastor João Daniel foi escolhido o Presidente,
cujo título do sermão foi: “Os males de nossa época” ou “A nossa parte no
programa moralizador do mundo”. A Convenção votou unanimemente para que o sermão
fosse publicado no “Batista Amazônico” (...) para que outros pudessem conhecer
uma das partes importantes da Convenção”. Juvêncio Auzier, dez 1927 (JB,
9/02/1928).
A
Igreja de Itacoatiára proporcionou aos Pastores hospedagem e as refeições eram
feitas na casa do Pastor Emygdio, onde numa grande mesa, eram recordados os
dias felizes e saudosos do Seminário. Os pastores presentes foram: Munguba,
Camillo, Juvencio, J. Daniel e Rogério.
Comentários
Postar um comentário