Trajetória Profissional década de 20. Séc. XX

1923 - S. Luiz, do Maranhão – Dirige por uma semana, uma série de conferências evangelísticas nesta igreja. Também, é convidado pelo presbítero Sr. Manoel C. de Andrade, e prega na quinta-feira na Igreja Presbiteriana local. Segundo relato de Francisco Rocha, secretário da Igreja Batista (JB, 13/12/1923, p.7).
·       1924:
-Segunda Igreja Batista do Maranhão – Convida o pastor J. Daniel para ir passar as suas férias de fim de ano concedida pelo Seminário Batista Brasileiro, onde irão ser batizados os novos convertidos do interior do Estado e Capital. Segundo a secretária Honorina Motta, a igreja está grata porque foi atendida e aguarda a sua chegada. (JB, 9/10/1924, n.41, p.10-11).
-Igreja Batista da Torre, Pernambuco – Sociedade Feminina promove uma série de conferências evangelísticas onde participam os irmãos: Pastor Vidal de Freitas, prof. J. Gueiros, Pastor J. Daniel e Dr. Adrião O. Bernardo, e acontece a posse da nova diretoria. Escrito pela Secretária correspondente, Esmeralda Vieira. (JB, 13/11/1924, n.46, p.11)
·       1925:
- Igreja Evangélica Batista em João Pessoa (foi organizada em 1923 com o nome de Primeira Igreja Batista Brasileira da Paraíba do Norte) – O Pastor João Daniel pastoreia esta Igreja no período de 1925 a 1927.
-Uma viagem ao Norte – convite da 2ª Igreja do Maranhão tomei passagem a bordo do “Itassucê” a 14 de dez. e a 18 estava abraçando os dedicados obreiros. Às 24h toma o iate “Salvador” e chega a Vista Alegre (interior) de manhã do dia 20, para pregar o poder de Deus para um bom grupo. Dia 21, às 11h, pega o barco “Flor do Oriente” e às 18h chega a Gatinho descansando. Às 2h da madrugada vai para Sta Clara, e chega às 12h, na casa do irmão José, e passa ali 3 dias de “verdadeiro júbilo "espiritual”. É realizada a Conferência entre os dias 22 e 25, e na parte da tarde do dia 25, 8 almas foram batizadas e 300 pessoas ouviram sobre Jesus o adorável Mestre. "As Jóias de Cristo também estiveram presentes e na manhã do dia 26, despedimo-nos dos obreiros que cantavam hinos e acenavam com seus lenços. Já na 2ª Igreja, ficamos até domingo e batizamos 3 candidatos e no dia 5 regressamos a Pernambuco."
- Associação Baptista Brasileira – faz parte deste grupo que se coloca em divergência a Convenção Batista e que decidem não cooperar mais com ela, criam esta associação com mais ou menos 128 mensageiros, representantes de 50 igrejas, sendo seu primeiro secretário o Pastor João Daniel. (Jornal Batista, Quinta-feira, 16 de julho de 1925, p.3)
·       1927:
- Assume o pastorado na 1ª Igreja Batista de Belém (no Pará) - em 9 de junho, Nehemias Castro fala da chegada do Pastor João Daniel no paquete “Itaimbé”, que assumirá o pastorado da 1ª Igreja Batista de Belém, e o Dr. Tertuliano Cerqueira que o apresenta aos crentes como seu substituto no campo denominacional paraense. (JB, 14/07/1927, p.13). E pastoreira até 1939.
- Além de pastorear a Primeira Igreja B. de Belém, ele atendia como também interagia com outras comunidades e igrejas no interior do Pará, como por exemplo, (citações de exemplares do Jornal Batista): Duas Séries de Conferência na Villa de Castanhal em 24/08/1927 (JB, 13/10/1927, p.16) e Visita à Igreja de Inhangapy (1/11/1927). São suas as palavras (JB,27/10/1927, p. 12): “ Continuamos a orar, pedindo que o Senhor nos envie um idôneo obreiro para nos ajudar. Existem muitos pontos estratégicos, tanto na estrada de ferro como em diversas ilhas, vizinhas da capital.”
- Segunda Convenção dos Batistas na Amazônia- 19 a 21 de Novembro de 1927 que se realizou na I.B. de Itacoatiára. Objetivo: estudar como melhorar a evangelização no campo Amazônico. “Houve 11 igrejas representadas dos Estados do Pará e Amazonas com 30 membros. O Pastor João Daniel foi escolhido o Presidente, cujo título do sermão foi: “Os males de nossa época” ou “A nossa parte no programa moralizador do mundo”. A Convenção votou unanimemente para que o sermão fosse publicado no “Batista Amazônico” (...) para que outros pudessem conhecer uma das partes importantes da Convenção”. Juvêncio Auzier, dez 1927 (JB, 9/02/1928).
A Igreja de Itacoatiára proporcionou aos Pastores hospedagem e as refeições eram feitas na casa do Pastor Emygdio, onde numa grande mesa, eram recordados os dias felizes e saudosos do Seminário. Os pastores presentes foram: Munguba, Camillo, Juvencio, J. Daniel e Rogério.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão do Pastor João Daniel sobre Oração.Culto de Vigília 1951/1952

Fotos da década de 20. Séc. XX

A importância do Pastor João Daniel do Nascimento