Trajetória Profissional década 50, século XX
·
1950:
O início da década de 50 para João Daniel, além das duas
igrejas que pastoreia, será marcada por Concílios para Consagrações de pastores
e organizações de Igrejas. Será o Presidente da Associação Batista Suburbana
que dará maior visibilidade as igrejas desta região do Estado do Rio, aos
leitores dO Jornal Batista. Foi presidente da Convenção Batista Suburbana, um
dos fundadores e professor da Fundação Teológica Suburbana; e contribuiu para a
organização do Orfanato de Mazomba, segundo
Pastor Antonio Marcelino de Oliveira (JB, 5/04/1956). E
finalizará atendendo mais uma igreja, a I. B. de Belford Roxo.
-Abril – Concílio
de Consagração de Júlio C. Almeida a convite da I.B. em Avelar, Estado do Rio.
João Daniel arguirá o candidato sobre Teologia Geral. O concílio acontece n a
I. B. de Nilópolis. (JB. 13/07/1950, p.5)
- Notícias de Coelho da Rocha
– a igreja continua muito animada com o pastor João Daniel e o correspondente
destaca que Eutrópio de Andrade, Aristeu Amorim e Apolinário de Souza tem
dividido o púlpito. A igreja, também, está precisando ampliar o templo, e está
esperançosa com a campanha pró-templo, porque em breve poderão construir um
novo espaço. E o novo endereço da igreja
é: R. Diamante n. 74. (JB, 20/07/1950)
-Julho – João Daniel
discursa perante a Associação Batista Suburbana Fluminense, a 1 de julho de
1950, na Igreja Batista de Belford Roxo, Estado do Rio, “O que a cooperação
exige de nós” (o sue discurso está no JB,
5/10/1950, p. 5 e 7. JB, 12/10/1950, p.5 e 7)
-Dezembro – Mudança
de endereço da I. B. 15 de Novembro para Rua T, n.714, Marechal Hermes. J.
Daniel assume o pastorado da Igreja Batista de Belford Roxo.
·
1951:
-Fevereiro – Ata da organização da I. B.
em Nova Aurora, Estado do Rio. O pastor João Daniel iniciou o culto devocional
com o hino n. 310 do Cantor Cristão. Com a representação de 19 igrejas, 4
pastores e alguns diáconos foi organizado o concílio, e que no final Dicomedes
Góis proferiu palavras exortativas a nova igreja. A igreja foi organizada com
15 membros demissoriados da I. B. em Belford Roxo. E com um belo hino entoado
pelos irmãos da I. B. em Acari, D. Federal, foi encerrada a reunião. (Ednezer
Farias. JB, 2/08/1951, p.10)
-Março – No
mês de março circulou o quarto número de O
Batista Suburbano, órgão informativo
da Associação Batista Suburbana da Convenção Batista Fluminense. Neste número
João Daniel publica artigo sobre Escatologia. No noticiário revela um amplo e
variado progresso que vem acontecendo na zona suburbana no setor batista. Como
exemplo, a criação do Instituto Fluminense em Nilópolis. (JB, 14/06/1951, p.4)
- Maio – Em 1° de Maio foi lançada a pedra fundamental do Orfanato
Batista Suburbano, em Mazomba, onde houve uma grande cerimônia com autoridades
locais, barracas e paradas com bandas da Escola Batista de Nilópolis e do Liceu
de Itaguaí. O futuro prédio estará localizado num lindo e aprazível recanto na
linha de Mangaratiba. Este evento entre outras contribuições da Associação
Batista Suburbana, podem ser lido na carta de João Daniel ao Jornal Batista do
dia 31 de maio de 1951(João Daniel. JB, p.6)
- Junho – Ata
de organização da I. B. em Babí, Estado do Rio, realizada em 12 de junho de
1951, com 25 membros. Fizeram-se representar as igrejas de S. Mateus, a Segunda
de São João de Meriti, Coelho da Rocha, Agostinho Porto, Bairro de Prata,
Belford Roxo, João Pinto, Parque Lafaiete, Nova Aurora e Inhaúma. O concílio
foi formado por João Daniel, presidente; Isaac Moreira, o examinador e Ednezer
Farias, secretário. A mensagem proferida
foi do pastor Antonio Bernardes Junior que utilizou a passagem bíblica de
Gênesis, capítulo 28:10-17. (Pastor Ednezer Farias. JB, 2/08/1951, p.10)
- Julho – Consagração
dos irmãos José Lugão, José Franco, João P. de Barros, Manoel Flor e Angelino
de Souza Resende, ao diaconato da I. Batista de Belford Roxo. O pastor João
Daniel inicia à reunião com o hino 411. Estiveram presentes 7 pastores e 5
diáconos que fizeram parte da cerimônia. (Pastor Norival Franco. JB, 6/09/1951,
p.11)
- Dezembro - Organização da I. B. no
Jardim da Prata, no dia 2 de dezembro de 1951, com 22
fundadores vindos da I.B. em Engenho de Dentro do D. Federal, do pastor Souza
Marques. Neste evento estiveram
presentes diversos representantes das igrejas de Coelho da Rocha, Nova Aurora,
Bairro da Luz, Prata, Colégio, Baby, Inhaúma e Grajaú. Os participantes do
Concílio foram: Pastor José de Souza Marques, presidente; Lincoln Lee Lyra
junto com Ednezer Faria, de Parque Lafaiate, secretários; João Daniel de
Belford Roxo, oração consagratória; Nemésio F. de Carvalho, Duque de Caxias,
entrega da Bíblia, e Pastor Henrique Marinho N., de Nilópolis, entrega da
mensagem. Após a leitura do Pacto das Igrejas e a declaração de Fé dos Batistas
é reafirmada a organização da igreja, foi realizado um culto com declamações e
cânticos de hinos especiais e foi encerrada a reunião (Pastor Ednezer Faria.
JB. 1/05/1952, p.7)
– Organização da Igreja Batista de
Itaboraí, no dia 30 de dezembro de 1951, com diversos
representantes das igrejas batistas e de outras denominações. Dentre os
pastores do Concílio, estava João Daniel como presidente da Associação Batista
Suburbana Fluminense, e pastor das Igrejas de Belford Roxo, Coelho da Rocha e
15 de Novembro. A igreja foi organizada com 28 membros, sendo 20 de cartas
demissórias pela Segunda Igreja de Santa Cruz, D. Federal. Nesta solenidade é
relevante ser colocado que a igreja precisa responder a perguntas formuladas
pelo concílio, como por exemplo: perguntas sobre a doutrina batista, os deveres
para com a Junta, Instituições e Ministérios. Após isto, e sendo as respostas
favoráveis é organizada a igreja. É lido o Pacto das Igrejas Batistas e
realiza-se o culto; neste caso, foi iniciado com o hino 456 e oração, e é
passada a palavra para o orador oficial, João Daniel, que baseado em Apocalipse
22:17, “apresentou uma inspiradora mensagem de exortação, fé, esperança, amor,
santificação e consagração”. Foi dissolvido o concílio, despedindo-se a
Congregação com a oração e cântico do hino 565. (Pastor José dos Santos Filho,
JB, 28/02/1952, p.2)
·
1952:
- Fevereiro – Ata
de Exame e Consagração ao ministério, no dia 2 de fevereiro de 1952, do futuro
pastor João Alves Marinho, na I. B. de Piranema, Estado do Rio. João Daniel,
presidente da Associação Suburbana Fluminense, participou do concílio com a
função de arguir o candidato no assunto Teologia Geral. Foi apresentado um
dueto masculino pelos irmãos José de Almeida e José dos Santos Filho: “Eu sou
peregrino.” Foi votado que em vez do sermão, cada pastor deveria dar uma
palavra de exortação por três minutos ao novo pastor. E após isso, foi diluído
o concílio. (Secr. Emilio Wondrásck. JB, 30/04/1952)
-Maio – Uma
das estratégias, segundo João Daniel, presidente da Associação Batista
Suburbana, foi definir lugares centrais para a realização de Concentrações com
o intuito de divulgar o trabalho batista e evangelizar o campo fluminense. Neste espírito a Associação comunica para o
dia 1° de Maio, a grande concentração das igrejas da Associação em Mazomba,
local do seu Orfanato, e no dia 3, a Associação terá sua reunião inspirativa
com a I. B. de Coelho da Rocha, que irá inaugurar a ampliação do seu
templo. (JB, 1/-5/1952)
-Junho – Registrado
no O Jornal Batista do dia 5 de junho (p.8), a participação de João Daniel, como
dirigente oficial, na comemoração do 10° aniversário do pastor Henrique Marinho
Nunes, como pastor da Igreja B. de Nilópolis. Para o sermão desta noite, subiu
ao púlpito o Dr. Almir Gonçalves que pregou sobre II Reis 4:8. Logo após, o
pastor Henrique apresentou o projeto de construção do futuro templo e
concluiu-se a reunião com o cântico do coro – “Que a beleza de Cristo se veja
em mim”. Neste cenário, se encontravam 12 pastores e diversos amigos e
elementos de destaque da vida política do município fluminense. E foi
reconhecendo a missão deste pastor, que a Câmara Municipal externou o seu reconhecimento
lavrando em Ata uma moção de louvor e solidariedade pelas homenagens sinceras
que foram demonstradas neste culto.
- Julho – reclamando de dor de cabeça desde 1939, quando veio para o
Rio para tratamento, e que segundo seu filho (Emilio) foi aconselhado a
diminuir o uso de chapéus, pela possibilidade de ser esta a causa das dores de
cabeça, no dia 17 de julho de 1952, quando falava as crianças da I.B. de
Belford Roxo, foi acometido de mal súbito, e após um mês de muito sofrimento,
não obstante os esforços médicos e orações dos crentes, em... (Carta de Antonio
Marcelino de Oliveira ao JB, 5/04/1956, p.4)
-Agosto –
infelizmente no Jornal Batista do dia 28 de agosto de 1952, foi divulgado o
seguinte aviso: “Esta Redação acaba de
receber a contristadora notícia do falecimento do pastor João Daniel do
Nascimento, operoso obreiro da Associação Suburbana do Estado do Rio. O
falecimento se deu em 20 deste e o enterro, que saiu da I. B. de Belford Roxo
ocorreu no dia 21 às 17h. Publicaremos oportunamente notícia circunstanciada.
Nossos pêsames à família enlutada e às Igrejas às quais servia o saudoso irmão.”
Comentários
Postar um comentário