Cartas de João Daniel. Viagem ao Norte. 19/02/1925


Neste ano e até 1927, o Pastor João Daniel estará pastoreando a Igreja Evangélica Batista em João Pessoa, que foi organizada em 1923 com o nome de Primeira Igreja Batista Brasileira da Paraíba do Norte. 

UMA VIAGEM AO NORTE, UM RESUMO DA VIAGEM.

Carta do Pastor J.Daniel ao O Jornal Batista, quinta, 19 de fev. de 1925.

Atendendo à necessidade do trabalho e ao gentil convite dos irmãos da Segunda Igreja do Maranhão, tomei passagem a bordo do Itassucê, a 14 de dezembro e a 18 estava abraçando aqueles dedicados obreiros. Mal acabava de receber os bem vindos dos irmãos, já o irmão diácono Anacleto Velloso, (...) me dava a notícia de que tudo estava pronto para a viagem do interior, onde um bom grupo de crentes nos esperava com uma vinha bastante cultivada. A meia noite tomávamos passagem no iate Salvador, de propriedade do irmão Velloso, e na manhã de 20 estávamos em Vista Alegre. (...) À noite reunimos os moradores da localidade e pregamos o Poder de Deus para um bom grupo. No dia seguinte, às 11h, continuamos a nossa jornada em demanda do porto seguinte. Às 18h no Flor do Oriente, aportava no Gatinho, onde reside o irmão José Antonio de Souza (...). Ali nos demoramos um dia, às 2h da madrugada seguinte estávamos começando a vencer a última parte da nossa jornada.
Quando chegamos a Santa Clara, nosso destino, o velho relógio da casa do nosso irmão José Ferreira estava batendo doze pancadas. Foi muito boa hora para iniciarmos o nosso trabalho. Passamos três dias de verdadeiro jubilo espiritual. (...) (Ele cita que a Conferência Evangelística aconteceu entre os dias 22 e 25) E na tarde de 25 estávamos sepultando com Cristo pelo batismo oito almas, as quais diante de mais de 300 pessoas manifestaram o seu testemunho na fé em Jesus e sua salvação. (ele cita os nomes de todos. No dia 25 as crianças apresentaram um programa, membros da Sociedade Juvenil Jóias de Cristo) deixamos aquela congregação com uns 16 crentes batizados e um grande número de congregados bastante interessados.
Na manhã de 26 estávamos nos despedindo dos bons irmãos dali, ao mesmo tempo em que nos separávamos cantando hinos, até que perdemos de vista aquele grupo de obreiros, que de pé na beira da praia nos acenava com seus lenços. Continuamos o nosso trabalho na Segunda Igreja até domingo 4,
quando batizamos três candidatos (...). No dia 5, regressamos a Pernambuco,deixando cheio da mais grata impressão a terra de Gonçalvez Dias. (...)  

Comentários

  1. Que delícia ler essa carta cheia de detalhes da viagem. Ele foi um grande homem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão do Pastor João Daniel sobre Oração.Culto de Vigília 1951/1952

Fotos da década de 20. Séc. XX

A importância do Pastor João Daniel do Nascimento